data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: CCR Via Sul (Divulgação)
A partir da meia-noite de sábado para domingo, a viagem de Santa Maria para Porto Alegre ficará mais cara para quem partir de carro, moto ou outro veículo pela RSC-287. É que começa a cobrança de pedágio em novas praças da concessionária CCR Via Sul na BR-386 (Tabaí-Canoas). Além dos pedágios da EGR de Candelária e Venâncio Aires - que custam R$ 7 cada -, soma-se ao trajeto a tarifa de R$ 4,40, para carros de passeio, e R$ 2,20 para motos, na praça de Montenegro, que conta com 14 pistas, sendo duas com sistema de pagamento automático. O valor será cobrado nos dois sentidos da rodovia.
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Com isso, quem sai de carro com destino à Capital deve desembolsar R$ 36,80 para ir e voltar para Santa Maria. A CCR Via Sul assumiu a concessão da BR-386, juntamente com a BR-101 (que também terá um novo pedágio, na altura do km 35,2, em Três Cachoeiras) e a BR-290 (Freeway), em fevereiro de 2019.
A concessionária diz que vem, desde então, executando trabalhos iniciais de recuperação do pavimento, implantação e renovação de nova sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura de faixas), limpeza das vias com capina, roçada e retirada de lixo, e recomposição dos sistemas de drenagem e de segurança das rodovias.
Segundo a assessoria da CCR Via Sul, somente na BR-386 foram aplicadas 180 mil toneladas de massa asfáltica para recomposição do pavimento e implantadas 7,6 mil novas placas de sinalização. Neste período, também foram implantados todos os serviços de atendimento 24 horas ao usuário, com atendimento pré-hospitalar, resgate e atendimento com UTIs, atendimento mecânico com guinchos leves e pesados, inspeção de tráfego, caminhão pipa para combate a incêndio, entre outros, além dos serviços rotineiros de conservação e manutenção e do 0800 para informações e emergências.
O investimento geral da concessão das rodovias será de R$ 5 bilhões em obras e melhorias, e R$ 3,8 bilhões em conservação, manutenção e monitoramento. No primeiro ano de concessão, foram gastos R$ 350 milhões. No cronograma de melhorias da BR-386, a empresa prevê a duplicação de mais de 170 quilômetros de rodovia, entre 2021 e 2030, entre Lajeado e Tio Hugo, perto de Passo Fundo.
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DUPLICAÇÃO
Além disso, também está prevista a readequação de 59,3 quilômetros da Tabaí-Canoas, entre os anos de 2034 e 2036, no trecho onde já existe a duplicação simplificada (classificada como multivias, pois não tem acostamentos nem barreira física no canteiro central). No programa, esse trecho receberá todos os componentes que caracterizam a duplicação, como acostamento interno e externo e divisor físico de pistas, elementos necessários para reclassificar a rodovia.
OS PEDÁGIOS E AS ROTAS ALTERNATIVAS
O trecho pedagiado é o que inclui a RSC-287 e a BR-386 (em vermelho) e dá estimativa de 3h58min de viagem até Porto Alegre, segundo o Google Maps. Há 59 km com duplicação na Tabaí-Canoas e melhor manutenção nesse trecho. Como alternativa aos pedágios, o motorista pode pegar dois trajetos em que não há cobrança: por São Sepé, pela BR-392 e BR-290, ou pela RSC-287 e BR-153, passando por Cachoeira e pegando a 290. Mas, além de aumentar o percurso em cerca de 30 minutos, as rodovias não são duplicadas e têm grande movimento. A 290 tem ondulações e deficiência na sinalização e na manutenção. No verão, há grande movimento também de argentinos. data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Pedágio de Candelária
- Km 131, entre Santa Cruz do Sul e Paraíso do Sul
- Administrado pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR)
- R$ 7 (carros de passeio)
Pedágio de Venâncio Aires
- Km 86
- Administrado pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR)
- R$ 7 (carros de passeio)
Novo pedágio de Montenegro
- Km 426 da BR-386
- Administrado pela CCR Via Sul
- R$ 4,40 (carros de passeio) e R$ 2,20 (motos). Para caminhões e ônibus, de R$ 8,80 e R$ 26,40
Mais detalhes no site ccrviasul.com.br. O telefone para informações e emergências é o 0800-000-0290.